
Em Curitiba.
A SEJUDH, através do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, participou com movimento negro e as Comunidades Quilombolas, á convite, da elaboração do projeto de formação profissional nas comunidades de quilombos no Estado de Paraná. A experiência dos gestores públicos do Paraná é uma referencia nacional inclusive no que diz respeito a 10.639 - 03 e também aos tratos sobre comunidades quilombolas, passando as dificuldades e os ''perrengues'' comum a todos no cenário nacional em relação a saúde, educação, emprego entre outros.
Na reunião com as comunidades, foi de enorme contribuição nossa troca de experiência no trato com os gestores públicos de nosso Estado; que mesmo com o debate ainda incipiente, ressalta a vontade política e as parcerias entre o poder Estadual e Municipal na resolução de casos de intolerância religiosa e na distribuição de algo em torno de 14 toneladas de cestas básicas a ser concluídas ainda nesse primeiro semestre. Dividimos também a experiência da criação da rede nacional de saúde de terreiro, que também só foi possível devido as nossas parcerias.
Propomos aos elaboradores do projeto de formação profissional, que de acordo com a boa experiência de nosso projeto de formação de agentes de direitos humanos, que independente do curso profissional a ser dado, a grade mantenha no mínimo três disciplinas fixas e comum a todos, a saber; Saúde da População Negra, Educação e 10639 e Direitos Humanos; o que foi bem aceito, inclusive fomos convidados a ministrar a aula inaugural de direitos humanos, onde estaremos representados pelo Dr. Valdecí Nicácio, um especialista e um ativista de renome.
Outro fruto de nossa visita foi a troca de experiências baseada na intersetorialidade dos órgãos público no que diz respeito a 10639, que em breve resultará na vinda dos gestores do Paraná ao nosso Estado do Acre. Esperamos que consigamos em breve viabilizar essa nova troca saberes e tecnologia social.

Nenhum comentário:
Postar um comentário